Minha noiva estava precisando de um novo secador de cabelo, pois o dela, depois de 6 anos aguentando firme e forte, estava começando a apresentar os sinais da idade. Resolvi ajudar com a busca por um novo modelo e abri algumas páginas nacionais que vendiam esse tipo de produto para realizar uma comparação entre eles: preço, peso, potência… No mesmo dia, fomos a um shopping realizar também a busca em lojas físicas, visto que algumas vezes a diferença nem é tanta e algumas lojas online, apesar de serem mais baratas em relação ao valor do produto, acabam cobrando o frete ou demorando muito na entrega. Cheguei a ver produto na Americanas.com com entrega paga com prazo de mais de 30 dias úteis!

Hoje pela manhã, segunda-feira, abro meu e-mail para começar mais um dia de trabalho e me deparo com seis mensagens de um remetente identificado como Smart Recomenda, todas enviadas nesse pequeno intervalo de ontem à noite para hoje de manhã. No corpo do e-mail, uma lista de produtos pelos quais eu estava procurando ontem, tendo sido cada um deles enviado em nome de uma das lojas em que pesquisei: Casas Bahia, Extra, Ponto Frio… Eu não me inscrevi nem forneci meu e-mail a nenhum desses sites para que fosse utilizado em uma lista de spam. Pesquisando um pouco na internet, não foi difícil encontrar mais exemplos de pessoas vítimas desse tipo de ação de marketing realizada pela Ofertas BMC, que nem preciso dizer que tá ultrapassada e prejudica a experiência e o relacionamento com o cliente.

E tem muita gente usando o serviço dessa empresa. Olha só a lista de clientes que encontrei no site deles:

Clientes da Ofertas BMC

E veja só o que está definido nos termos de uso do site:

SPAM: são e-mails enviados a um grupo de USUÁRIOS sem a sua devida permissão.

O SITE OFERTAS BMC envidará seus melhores esforços para evitar o envio não solicitado de e-mails. Para tanto, resta estabelecido que seja absolutamente proibida à utilização do SITE OFERTAS BMC para a distribuição de SPAM ou o envio indiscriminado de mensagens de qualquer natureza via correio eletrônico.

Lendo isso, confesso que fico um pouco confuso porque não fica claro quem é de fato responsável pelo envio das mensagens, o próprio site Ofertas BMC ou as lojas parceiras. Curioso, pois eles mesmos se referem como um site gratuito e um mero agregador de ofertas em seu rodapé.

Ainda nos termos de uso, existe a definição de usuários e anunciantes:

USUÁRIO(S): são as pessoas físicas ou jurídicas que acessam e usam os serviços providos pelo OFERTAS BMC.

ANUNCIANTE(S): são as pessoas físicas ou jurídicas que veiculam seus anúncios ou publicidade no OFERTAS BMC .

E o texto segue com alguns “alertas” aos usuários:

O USUÁRIO(S) deve ler com atenção os termos abaixo antes de acessar ou usar o SITE OFERTAS BMC , pois, o acesso ou uso deste implica em concordância integral com tais termos universais.

Claramente um termo abusivo. O mero acesso ao site não implica em concordância com os termos de uso. Até porque só é possível ler os tais termos de uso depois de acessar o site.

E logo depois, o próprio site entra em contradição ao dizer que:

O SITE OFERTAS BMC e os demais participantes do SITE somente fornecerão ao USUÁRIO(S) informações e serviços mediante expressa concordância aos TERMOS DE USO , condições e informações aqui contidas, assim como aos demais documentos incorporados ao mesmo por referência. O uso do SITE OFERTAS BMC significa a total concordância com tais termos, condições e informações.

Ou seja, não havendo concordância expressa aos termos de uso, eles não deveriam ter me mandado mensagem alguma.

É uma pena ver que tem tanta loja se utilizando dessas práticas abusivas para supostamente vender mais. Olha só o que disse, por exemplo, um dos anunciantes no site Smart BMC, relacionado ao Ofertas BMC:

“Hoje o BMC é uma mídia complementar extremamente importante para o nosso negócio. Com ela conseguimos aumentar o volume de venda com um ROI garantido.”

Rafael Montalvão, Gerente de Mídia [da Magazine Luíza]

Percebam que ele fala em ROI ou Retorno Sobre Investimento, o que sugere que os anunciantes na verdade pagam sim pela plataforma. Não é um site gratuito, como eles mesmo se denominam. O cliente são os anunciantes e a mercadoria é você!

Depois dessa, definitivamente irei redobrar os cuidados com a privacidade no mundo online.