Gitter

Hoje conheci o Gitter, uma plataforma de chat para trabalhar em equipe muito similar ao HipChat e ao Slack, duas referências no setor.

O principal diferencial é que ele é muitíssimo bem integrado com o GitHub: além reutilizar sua conta no site para fazer o cadastro e login na plataforma, dá pra transformar qualquer repositório ou organização em sala de bate-papo, inclusive criar canais dentro de cada um deles.

Chat do repositório gitterHQ/gitter

Na barra lateral direita, além dos colegas de trabalho online, a interface mostra diversas notificações de acordo com os serviços integrados no momento. E ele oferece suporte a vários deles. Veja na imagem:

Integrações do Gitter: GitHub, BitBucket, Trello, AppVeyor, CircleCI, Codeship, Coveralls, Custom, Docker Hub, Drone, GitLab, Heroku, HuBoard, Jenkins, Logentries, Pagerduty, Pivotal Tracker, Sentri, Sprint.ly, Travis.

O serviço que você quer não é suportado? Desenvolva a integração e envie um pull request para o repositório deles no GitHub! É simples assim, sem burocracia.

Pra quem está começando a desenvolvedor agora, o Gitter também se torna uma ótima opção para aprender, pois é possível estar em contato direto com os desenvolvedores do seu projeto favorito. Experimente se apresentar e trocar algumas ideias com o pessoal, pode ser bem interessante.

O pequeno teste que fizemos me deixou com gostinho de quero mais. Sua interface é muito bem construída e pensada para uma boa usabilidade. Sem dúvidas utilizarei nos meus próximos projetos.